Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos > Técnico em Fabricação Mecânica > Técnico em Fabricação Mecânica
Início do conteúdo da página

Técnico em Fabricação Mecânica

Publicado: Quinta, 16 de Setembro de 2021, 11h46 | Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2023, 14h26 | Acessos: 3676

Vídeo institucional de apresentação do curso Técnico em Fabricação Mecânica discorrendo sobre o objetivo, perfil e área de atuação com a participação de professores, alunos e egressos.

 

DURAÇÃO DO CURSO

4 semestres (2 anos)

 

PERÍODO DO CURSO

Noturno

 

COORDENADOR DE CURSO

Fernando Ferreira Del Monte

 

CONTATO

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

CONHECIMENTOS DO CURSO

Durante o curso o estudante adquire conhecimentos e habilidades necessárias a fim de atuar em diversos setores produtivos na área mecânica, tornando-se capacitado na elaboração projetos de produtos e ferramentas, no controle de qualidade, em manutenção relacionados à máquinas e equipamentos, na operação em equipamentos de usinagem convencional, usinagem em CNC (Comando Numérico Computadorizado), soldagem, fundição, nos processos de fabricação utilizados na indústria metalmecânica, seleção de materiais. 

 

ÁREA DE ATUAÇÃO

Fábricas de máquinas industriais, agrícolas, de bens de consumo, de equipamentos e componentes mecânicos, indústrias aeroespaciais, indústria automobilística e metalmecânica, indústrias siderúrgicas, oficinas mecânicas em geral.

 

EGRESSO

Desenvolve projetos, planeja, supervisiona e controla atividades em fundição, em usinagem convencional e computadorizada, em caldeiraria, em soldagem e processos de conformação mecânica, interpretar desenho técnico, seleciona, desenvolve e especifica ferramental para os processos produtivos, executar ensaios mecânicos, especifica materiais e insumos aplicados aos processos de fabricação mecânica, controla estoques de produtos acabados.

 

ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Durante o curso, o estudante tem a possibilidade de participar de diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão, como participar de visitas técnicas a empresas, em feiras, cursos, em ações culturais, artísticas, desportivas, de forma a envolver toda comunidade interna e externa e ser bolsista ou voluntário em iniciação científica.

 

ESTÁGIO

O estágio supervisionado é considerado o ato educativo envolvendo diferentes atividades desenvolvidas no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do educando, relacionado ao curso que estiver frequentando regularmente. Assim, o estágio objetiva o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. No curso Técnico em Fabricação Mecânica o estágio curricular supervisionado é optativo. 

 

DOCUMENTOS

para alunos ingressantes a partir de 2023:

Resolução nº155/2022, de 06 de dezembro de 2022

Projeto Pedagógico do Curso

 

para alunos ingressantes até 2022:

Resolução de Aprovação da Reformulação do Curso: n.º 33/2018, de 08 de maio de 2018

Projeto Pedagógico do Curso

Fim do conteúdo da página