Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos > Pós-graduação Lato Sensu Saberes e Práticas para a Docência no Ensino Fundamental I > Pós-graduação Lato Sensu Saberes e Práticas para a Docência no Ensino Fundamental I
Início do conteúdo da página

Pós-graduação Lato Sensu Saberes e Práticas para a Docência no Ensino Fundamental I

Publicado: Quinta, 16 de Setembro de 2021, 10h28 | Última atualização em Sexta, 10 de Fevereiro de 2023, 07h33 | Acessos: 2996

saberes

 

DURAÇÃO DO CURSO

 2 semestres

 

PERÍODO DO CURSO

Noturno

 

COORDENADOR DO CURSO

Iara Suzana Tiggemann

 

CONTATO

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

 

CONHECIMENTOS DO CURSO

Ampliação das bases teórico-metodológicas necessárias a docência no Ensino Fundamental I; Aprofundamento da prática pedagógica integradora; Aprimoramento das políticas publicas para o Ensino Fundamental; Visão integrada e integradora do currículo com aplicações teóricas e práticas envolvendo todas as áreas e linguagens pertinentes ao Ensino Fundamental I. 

 

ÁREA DE ATUAÇÃO

Pode atuar como docente em cursos de formação de professores, tais como graduações, especializações ou livres.

 

EGRESSO

Espera-se que o egresso do curso de Especialização em Saberes e Práticas para a Docência no Ensino Fundamental I, desenvolva o exercício da sua profissão de forma inovadora, reflexiva, considerando o contexto educacional no âmbito das políticas públicas e da sala de aula. Tendo aprofundado novos saberes e novas práticas, seja capaz de refletir sobre as especificidades didáticas da sala de aula e de escolher alternativas condizentes com essa realidade. Assim, consciente do seu papel enquanto agente de transformação social conduza sua prática educativa com qualidade, numa perspectiva integradora, comprometendo-se com a aprendizagem de todos os alunos nas diversas áreas do conhecimento que lhe cabe desenvolver. 

Está apto a ministrar aulas em cursos específicos que abarquem as seguintes áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Naturais, Ciências Humanas, Arte e Educação Física. Planeja e executa projetos interdisciplinares na educação formal e não-formal. Tem condições de integrar a gestão pedagógica numa perspectiva multidisciplinar. Pode desenvolver pesquisas educacionais, sendo capaz de dar continuidade aos estudos em cursos de pós-graduação stricto sensu. 

 

ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Os alunos do curso têm acesso a diferentes atividades de ensino, pesquisa e extensão, podendo interagir tanto como participante como proponente de ações. Além do mais, os discentes têm a possibilidade de serem contemplados com bolsas, nas diferentes modalidades, bem como atuar como voluntários nos projetos já existentes no câmpus.

 

ESTÁGIO

O curso não prevê a obrigatoriedade de estágio.

 

DOCUMENTOS

Resolução de Aprovação: 153/2017, de 28 de novembro de 2017

Projeto Pedagógico do Curso

Bancas de Trabalhos de Conclusão de Curso 2022.

Fim do conteúdo da página