NAPNE

Publicado: Terça, 20 de Setembro de 2022, 12h03 | Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2023, 09h25 | Acessos: 4187

NAPNE

No Instituto Federal – Campus Catanduva, temos o NAPNE (Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) no qual desenvolve ações, programas e projetos que contribuem para a promoção da inclusão escolar de pessoas com necessidades educacionais específicas, buscando viabilizar as condições para o acesso, permanência e êxito, e sua qualidade de vida com ética, respeito, cidadania e social e tem como objetivos:

I- Contribuir para criação de espaços que viabilizem a discussão para a implementação da cultura da educação para a convivência, para o respeito à diversidade, para a promoção da acessibilidade arquitetônica, bem como a eliminação das barreiras educacionais e atitudinais, incluindo socialmente a todos por meio da educação;

II- Prestar apoio educacional aos estudantes;

III- Difundir e programar as diretrizes de inclusão dos estudantes;

IV- Envolver os diversos segmentos que compõem a comunidade escolar no sentido de estabelecer políticas e diretrizes para inclusão no IFSP enquanto um compromisso coletivo (de todos);

V- Instiga a prática democrática e as ações inclusivas para os estudantes.

O NAPNE está presente em todos os campus do IFSP e é composto por uma equipe básica, podendo participar do núcleo, servidores, profissionais de apoio,  familiares e demais pessoas da comunidade escolar que se identifiquem com a  temática da inclusão e que manifestem o interesse de participação efetiva, conforme estabelece o regulamento do NAPNE.

Os demais estudantes (aqueles que não constituem parte do público-alvo da educação especial segundo a legislação vigente) são acompanhados pela equipe da Coordenadoria Sociopedagógica. Esses também poderão ser direcionados ao NAPNE, conforme avaliação das equipes envolvidas.

Constitui-se público-alvo das ações inclusivas do Napne Campus Catanduva os estudantes PAEE (Público-alvo da Educação Especial), conforme legislação vigente. Estudantes que apresentem alguma(as) das condições abaixo:

• Surdez
  • Cegueira